Movimento “digital-first” é peça-chave para impulsionar o crescimento e a inovação de empresas, defende especialista
A ascensão de um cenário digital-first, que prioriza o uso dos serviços digitais, está revolucionando a forma como as empresas se relacionam com seus clientes, trazendo uma série de benefícios, incluindo integração, personalização e redução de custos. No Brasil, espera-se que 65% da receita dos negócios venha de canais digitais dentro de dois anos, segundo o relatório State of Commerce, da Salesforce.
Dentro dessa digitalização, acelerada especialmente nos anos de pandemia e isolamento social, pode-se dizer que a integração de sistemas é um dos aspectos mais significativos para os negócios B2B – e, seguindo a cadeia, pode refletir até mesmo no preço final do produto ou serviço ao consumidor lá na ponta, agregando ainda mais valor à sua experiência e fortalecendo a retenção.
Por meio de plataformas digitais, as empresas podem estabelecer conexões sólidas entre seus sistemas internos e os de seus parceiros comerciais, aprimorando a troca de informações e agilizando os processos de compra e venda, resultando em uma comunicação mais eficiente. Como consequência, cria-se uma uma transação comercial mais fluida e satisfatória.
“Através da digitalização, as empresas têm a capacidade de armazenar dados e informações relevantes sobre os parceiros e clientes, permitindo um atendimento mais individualizado e direcionado às necessidades específicas de cada empresa. Com base nessas informações, é possível oferecer produtos e serviços personalizados, pensados no público daquela companhia”, afirma Andrei Dias, head de vendas da Nexaas, retail tech especializada em inovação para o varejo.
Além disso, a digitalização dos negócios B2B contribui para a redução de custos operacionais, uma vez que trabalha na automação de processos e na eliminação de atividades manuais e burocráticas. A visibilidade aprimorada dos custos envolvidos nas transações comerciais possibilita uma análise mais precisa e um planejamento estratégico mais eficiente. É nessa redução de custos que o cliente final pode sentir a diferença no bolso, já que a margem financeira conquistada ao longo da cadeia B2B pode ser repassada aos consumidores por meio de preços mais competitivos.
De acordo com Dias, a digitalização dos negócios B2B é uma realidade, e segue em constante crescimento. “As empresas que investem na integração de sistemas, personalização e redução de custos por meio da tecnologia estão obtendo uma vantagem competitiva significativa no mercado atual. Essa transformação digital não apenas melhora a experiência do consumidor, mas também impulsiona o crescimento e a inovação nos negócios”, finaliza o executivo.